Diretoria Estatutária

Os diretores da Santos Brasil Participações S.A. são os representantes legais e responsáveis pela administração executiva diária da Companhia. Executam a política, as diretrizes e as atividades relacionadas ao objeto social da Companhia, empregando os meios para que as deliberações e diretrizes fixadas pelo Conselho de Administração sejam fielmente observadas.

De acordo com o Estatuto Social da Companhia, sua diretoria deve ser composta por até cinco membros que são eleitos pelo Conselho de Administração para um mandato de dois anos, sendo permitida a reeleição. O Conselho de Administração pode destituir qualquer diretor antes do término de seu mandato.

Atualmente, a Diretoria Estatutária é composta pelo: (i) Diretor-Presidente; (ii) Diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores; (iii) Diretor Comercial e (iv) Diretor de Operações.

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, cada membro da diretoria da Santos Brasil Participações deve residir no país e pode ser acionista ou não. Além disso, no máximo, um terço dos cargos do Conselho de Administração pode ser preenchido por membros da diretoria.

Diretoria Executiva é responsável pela administração, pelo planejamento e pelo desempenho operacional e financeiro da Companhia.

Nome Cargo Prazo do Mandato
Antonio Carlos Duarte Sepúlveda Diretor-Presidente Até AGO de 2018
Antonio Carlos Duarte Sepúlveda. Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia e com MBA pela Saint Joseph’s University of Philadelphia. Atua no setor portuário desde 1992 e na companhia desde 2000. Foi Diretor de Operações da Companhia de 2002 até março de 2010, quando então assumiu o cargo de Diretor-Presidente.
Daniel Pedreira Dorea Diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores Até AGO de 2018
Daniel Pedreira Dorea. Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Bahia e bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador. Pós-graduado em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários – IBET. Membro do ABCI Institute (Brazilian International Trade Scholars), sediado em Washington, D.C., EUA. Participou do Programa de Capacitação em Política Comercial da Embaixada do Brasil em Washington, D.C., EUA, em 2008. Trabalhou no Opportunity Private Equity Gestora entre 2011 e 2016. Ingressou na Santos Brasil em outubro de 2016, desde então ocupando o cargo de Diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores.
Marcos de Magalhães Tourinho Diretor Comercial Até AGO de 2018
Marcos de Magalhães Tourinho. Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Salvador, é Pós Graduado em Finanças pela McGill University e possui MBA em Finanças pela HPU University. Integra o quadro da Santos Brasil desde outubro de 2006, tendo iniciado sua carreira na Companhia como Diretor de Relações com Investidores. Em 2012, assumiu a Diretoria Comercial de Operações Portuárias e desde 2014 está à frente também da Diretoria Comercial Logística.
Marlos da Silva Tavares Diretor de Operações Até AGO de 2018
Marlos da Silva Tavares. Bacharel em Administração de Empresas e Contabilidade, além de ser 6-sigma green belt em melhoria contínua de processos pela PMI International. Possui mais de 15 anos de experiência no mercado de navegação, tendo ocupado posições executivas – operacional e comercial – no Grupo A.P. Moller-Maersk, Lachmann e, mais recentemente, no Grupo Libra. Ingressou na Santos Brasil em maio de 2017, desde então ocupando o cargo de Diretor de Operações.

voltar

topo