Conselhos, Diretoria e Comitês

Conselho de Administração

O Conselho de Administração da Santos Brasil, eleito em Assembleia Geral, deve ser composto por no mínimo seis e no máximo dez membros, com mandatos de dois anos, sendo permitida a reeleição. Representando os acionistas da Companhia, uma das competências do Conselho de Administração é definir a estratégia de longo prazo da Santos Brasil.

Sabia que pelo menos 40% dos(as) conselheiros(as) da Santos Brasil devem ser independentes? Acesse a seção Fique por Dentro e entenda o que isso significa! Acesse também o nosso Estatuto Social.

Nome Cargo Eleição¹ Mandato¹
Verônica Valente Dantas Presidente (independente) 25/04/2024 2 anos

Bacharel em Administração pela Escola de Administração de Empresas da Bahia. Ingressou no Opportunity Asset Management Ltda. em 1994, onde atua até a presente data como sócia-diretora. Atuou como membro do conselho de administração da Brasil Telecom S.A. e Telemig Celular Participações S.A., Tele Norte Celular Participações S.A., entre outras, e como membro suplente do conselho de administração da Brasil Telecom Participações S.A.

Maria Amalia Delfim de Melo Coutrim Vice-Presidente (independente) 25/04/2024 2 anos

Bacharel em Economia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Em 1994, ingressou no Opportunity e, atualmente, exerce o cargo de diretora do Opportunity Equity Partners Administradora de Recursos Ltda. Atuou como membro do Conselho de Administração da Tele Norte Celular Participações S.A., Telemig Celular Participações S.A., Opportrans Concessão Metroviária S.A. e Brasil Telecom S.A. Foi diretora do Opportunity Asset Management Ltda.

Valdecyr Maciel Gomes Membro Independente 25/04/2024 2 anos

Bacharel em Direito pela UFF e Mestre em Direito da Regulação pela Fundação Getulio Vargas. É Presidente do Conselho de Administração da CVC, membro do Conselho Consultivo da Associação Nacional das Ferrovias Autorizadas (ANFA) e membro suplente do Conselho Fiscal da BRF. Adicionalmente, é Diretor da Primex Reit Gestão Patrimonial, sendo gestor do fundo Primex Brasil V FIM CP IE. Por fim, é Presidente do Conselho de Ética da ANBIMA.

Eduardo de Britto Pereira Azevedo Membro Independente 25/04/2024 2 anos

Bacharel em Economia pela PUC-RJ, com MBA pelo MIT. É Sócio do Private Equity do Opportunity, onde ingressou em 2011. Ocupa o cargo de Presidente do Conselho de Administração da Belem Bioenergia Brasil e é membro do Conselho de Administração da CVC, Petrorecôncavo e Agro SB, onde atuou como CEO até 2017.

José Luis Bringel Vidal Membro Independente 25/04/2024 2 anos

Bacharel em Engenharia Elétrica pelo Instituto Mauá de Tecnologia, com MBA pela ESPM. Atualmente é Presidente do Conselho de Administração da Associação Nacional das Ferrovias Autorizadas (ANFA), membro do Conselho de Administração da BEMISA, membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM), consultor da Rio Tinto e CEO da WV Logística.

Vitor José Azevedo Marques Membro Independente 25/04/2024 2 anos

Bacharel em Engenharia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em Logística e Supply Chain Management pela PUC Rio. Ocupou o cargo de conselheiro de administração independente da brMALLS entre 2022 e 2023 e participou do Comitê de Pessoas e Remuneração. Atualmente, é Sócio-Gestor da Visagio Consultoria e conselheiro independente da Allos, posição que desempenha desde 2023.

Marco Antonio Souza Cauduro Membro Independente 25/04/2024 2 anos

Bacharel em Economia pela FEA-USP, com MBA pelo MIT e PhD em Finanças pela Fundação Getulio Vargas. Ocupou o cargo de CEO na Log-In entre 2016 e 2020, foi Presidente do Conselho de Administração entre 2020 e 2023, quando tornando-se membro efetivo, posição que ocupa até hoje. Entre 2020 e 2022, foi CEO da CCR. É Sócio-Fundador da Gloria Beauty e, atualmente, ocupa também o cargo de Managing Partner na Sol Copérnico.

¹ A eleição dos conselheiros(as) é realizada em Assembleia Geral.

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal da Santos Brasil, também eleito em Assembleia Geral, deve ser composto por no mínimo três e no máximo cinco membros, com mandatos de um ano, sendo permitida a reeleição. Dentre as atribuições do Conselho Fiscal, destacam-se fiscalizar os atos dos administradores e verificar o cumprimento de seus deveres legais e estatutários.

Quer saber mais? Acesse o Estatuto Social.

Nome Cargo Eleição¹ Mandato¹
Leonardo Guimarães Pinto Presidente 25/04/2024 1 ano

Bacharel em Ciências Contábeis pela UERJ, com MBA em Finanças Corporativas pelo IBMEC-RJ. É Sócio-Diretor do Private Equity do Opporutnity, com atuação na administração de carteira de valores mobiliários, onde ingressou em 2001. Atua como membro do Conselho de Administração da Planalto Piauí e da BEMISA, como membro do Conselho Fiscal da CVC e como membro do Comitê de Auditoria da Petrorecôncavo.

Gabriel Lopes Winck Membro Efetivo 25/04/2024 1 ano

Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como analista de Planejamento Financeiro na Multiplan Empreendimentos, foi coordenador de Planejamento Financeiro na Saphyr Shopping Center e, posteriormente, na Spot Educação. Ingressou em 2019 no Opportunity, onde ocupa a posição de associado, sendo também coordenador de Planejamento Financeiro da Cultura Inglesa.

Luís Fernando Moran de Oliveira Membro Efetivo 25/04/2024 1 ano

Bacharel em Administração pela EAESP-FGV, participou do Executive Program da Kellogg School of Management com ênfase em Corporate Financial Strategies for Creating Shareholder Value. Possui mais de 20 anos de experiência como executivo de relações com investidores, gestão de recursos e análise de investimentos, tendo construído sua carreira em empresas como WEG, Itaú Corretora, BNP Paribas, Bradesco e Santander. Foi diretor do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI), fundou a Wunderwald Comunicações e atualmente é Head of Research da EQI Investimentos.

¹ A eleição dos conselheiros(as) é realizada em Assembleia Geral.

Diretoria Estatutária

A Diretoria Estatutária da Santos Brasil, eleita pelo Conselho de Administração, deve ser composta por no mínimo dois e no máximo cinco membros, com mandato de dois anos, sendo permitida a reeleição. Os Diretores Estatutários são responsáveis por executar as diretrizes do Conselho de Administração e pela gestão do dia a dia dos negócios.

Quer saber mais? Acesse o Estatuto Social.

Nome Cargo Eleição¹ Mandato¹
Antonio Carlos Duarte Sepúlveda Diretor-Presidente e Diretor de Operações 22/05/2024 2 anos

Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia e com MBA pela Saint Joseph’s University of Philadelphia. Atua no setor portuário desde 1992 e na companhia desde 2000. Foi Diretor de Operações da Companhia de 2002 até março de 2010, quando então assumiu o cargo de Diretor-Presidente.

Daniel Pedreira Dorea Diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores 22/05/2024 2 anos

Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Bahia e bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador. Pós-graduado em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários – IBET. Membro do ABCI Institute (Brazilian International Trade Scholars), sediado em Washington, D.C., EUA. Participou do Programa de Capacitação em Política Comercial da Embaixada do Brasil em Washington, D.C., EUA, em 2008. Exerceu advocacia por cinco anos e, posteriormente, migrou para a indústria de investimentos em private equity, onde trabalhou na gestora de recursos Opportunity, entre 2011 e 2016. Entre os anos de 2013 e 2018 foi membro titular do Conselho de Administração da Santos Brasil, tendo sido eleito, em outubro de 2016, para o cargo de Diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores da Companhia, para o qual foi reeleito em 2018.

Ricardo dos Santos Buteri Diretor Comercial 22/05/2024 2 anos

Barcharel em Administração com ênfase em Recursos Humanos pelo Instituto Nelson Abel de Almeida. Pós-Graduação em Comércio Exterior pela Universidade Federal do Espírito Santo e MBA em Gestão Empresarial com ênfase em Logística pela Fundação Getúlio Vargas/Strong em Santos. Possui vasta experiência nas áreas logística e portuária, tendo ocupado diretorias na Cotia Trading, no Terminal Marítimo Ultrafertil, no Grupo Bravante e, nos últimos quatro anos, o cargo de Diretor de Operações (COO) da Wine.com.br, responsável pelas áreas de importação (doorto-door), Suprimentos, Logística, Distribuição – B2B/B2C e Relacionamento com Clientes.

¹ A eleição dos membros é realizada em Reunião do Conselho de Administração.

Comitê de Auditoria

O Comitê de Auditoria da Santos Brasil deve ser composto por três membros, com mandatos de dois anos, sendo permitida a reeleição, sendo indicados pelo Conselho de Administração, para quem se reporta diretamente. Dentre suas atribuições, cabe ao Comitê de Auditoria avaliar as demonstrações financeiras, supervisionar os serviços de Auditoria Interna e opinar na contratação da auditoria independente.

Quer sabe mais? Acesse o Regimento Interno do Comitê de Auditoria.

Nome Cargo Eleição¹ Mandato¹
Vitor José Azevedo Marques Coordenador 22/05/2024 2 anos

Bacharel em Engenharia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em Logística e Supply Chain Management pela PUC Rio. Ocupou o cargo de conselheiro de administração independente da brMALLS entre 2022 e 2023 e participou do Comitê de Pessoas e Remuneração. Atualmente, é Sócio-Gestor da Visagio Consultoria e conselheiro independente da Allos, posição que desempenha desde 2023.

Heldo Jorge dos Santos Pereira Junior Membro efetivo 22/05/2024 2 anos

Bacharel em Direito, com especialização em Direito Tributário pela Universidade Candido Mendes. É Sócio-Diretor no escritório Pereira, Duque Estrada Advogados Associados, além de atuar como Controller no Opportunity, onde ingressou em 2009.

Eduardo de Barros Montarroyos Membro efetivo 22/05/2024 2 anos

Bacharel em Matemática pela UERJ. Atua como Gerente Executivo de Governança, Risco e Compliance na Vale, empresa em que ingressou em 2007, sendo membro do Comitê de Auditoria das empresas do grupo.

¹ A eleição dos membros é realizada em Reunião do Conselho de Administração.