Fique por Dentro

Dicionário do RI Perguntas Frequentes

A

Ações ordinárias
Classe de ações que tem como principal característica a garantia do direito de voto nas Assembleias Gerais.

AGE
Assembleia Geral Extraordinária. Saiba o que é uma Assembleia Geral nas nossas Perguntas Frequentes.

Agentes de carga
Prestadores(as) de serviço contratados(as) para realizar os trâmites documentais e físicos do transporte internacional de cargas.

AGO
Assembleia Geral Ordinária. Saiba o que é uma Assembleia Geral nas nossas Perguntas Frequentes.

ANBIMA
Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, entidade que reúne instituições como bancos, gestoras, corretoras e distribuidoras e tem como objetivo apoiar a evolução do mercado de capitais. Acesse o site da ANBIMA e saiba mais!

ANTAQ
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) é uma autarquia do Ministério da Infraestrutura responsável por regular e fiscalizar o transporte aquaviário e marítimo, bem como a infraestrutura dedicada para esse fim, como é o caso dos portos brasileiros.

B

B3 – Brasil, Bolsa, Balcão.
Atualmente, é a única bolsa de valores do Brasil e é sediada em São Paulo|SP.

Banco Escriturador
É a instituição contratada pelas empresas com ações negociadas na bolsa para fazer a guarda e administração das ações, além dos pagamentos de proventos aos(às) acionistas.

C

Cabotagem
De forma simples, a cabotagem é o transporte de cargas feito entre portos do mesmo país. Quer saber a diferença entre cabotagem e transbordo? Acesse nossas Perguntas Frequentes.

CAGR
A sigla significa Compound Annual Growth Rate, que nada mais é do que a taxa de crescimento anual composta. Através do cálculo do CAGR, é possível estimar quanto é necessário que uma variável cresça ao ano para atingir um determinado valor final.

Carga Fracionada
Trata-se do envio de pequenas quantidades de mercadoria, que não ocupam o espaço completo do contêiner ou do veículo utilizado para o transporte, como os caminhões. Nesse caso, pequenos grupos de mercadoria são alocados no mesmo contêiner ou no mesmo caminhão para que o transporte seja concluído.

Carga Geral
Segundo a definição do Sistema de Comércio Exterior (Siscomex) do Governo Federal, é qualquer carga transportada em algum tipo de embalagem, sejam sacos, fardos ou caixas. Sabia que veículos encaixotados ou sobre rodas também são considerados Cargas Gerais? Para saber mais, acesse ao site do Siscomex!

CLIA
Centro Logístico Industrial Aduaneiro. Entenda o que é um CLIA nas nossas Perguntas Frequentes.

Conselheiros(as) independentes
De acordo com o regulamento do Novo Mercado, os conselheiros(as) independentes não podem:

  • Ser acionista controlador(a), direto(a) ou indireto(a), da Companhia.
  • Ter o seu voto vinculado a qualquer acordo de acionistas relacionado à Companhia.
  • Ter parentesco até segundo grau dos(as) administradores(as) ou do(a) acionista controlador(a) da Companhia.
  • Ter sido funcionário(a), diretor(a) ou acionista controlador(a) da Companhia nos últimos três anos.

Sabia que, de acordo com o Estatuto Social da Santos Brasil, 40% dos membros do Conselho de Administração devem ser independentes?

Conselho de Administração
O Conselho de Administração é eleito pelos(as) acionistas nas Assembleias Gerais e, de acordo com o Estatuto Social da Santos Brasil, deve ser composto por no mínimo seis e no máximo dez membros. Os(as) conselheiros(as), que têm mandato de dois anos e podem ser reeleitos(as), são responsáveis por estabelecer os objetivos, a política e a orientação geral dos negócios, nomear e destituir os Diretores(as) Estatutários(as), aprovar o orçamento anual, deliberar sobre a emissão de valores mobiliários, entre outros. Se quiser saber mais, acesse a página do Estatuto Social!

Conselho Fiscal
O Conselho Fiscal é eleito pelos(as) acionistas nas Assembleias Gerais e, de acordo com o Estatuto Social da Santos Brasil, deve ser composto por no mínimo três e no máximo cinco membros. Dentre outras atribuições, o órgão fiscaliza a atuação dos(as) administradores(as) e verifica o cumprimento de seus deveres estatutários e legais.

Contêiner
O contêiner é um equipamento para o transporte de cargas que, de maneira simples, pode ser definido como uma caixa de metal de grandes dimensões para o acondicionamento das mercadorias.

Contrato de Arrendamento
É o contrato firmado entre o(a) proprietário(a) de um terreno ou espaço, chamado de arrendador(a), e o(a) arrendatário(a), que é o(a) interessado(a) em explorar o local mediante o pagamento de uma remuneração. No caso dos contratos da Santos Brasil, em que os terrenos são públicos, o(a) arrendador(a) é chamado de Poder Concedente, que representa a União (Governo Federal).

Cross-docking
É o sistema no qual o produto comprado pelo(a) consumidor(a) é despachado para um Centro de Distribuição, que faz a expedição imediata. Dessa forma, representa a redistribuição rápida aos(às) clientes!

CVM
É a Comissão de Valores Mobiliários, autarquia do Governo Federal responsável por regular, fiscalizar e fomentar o desenvolvimento do mercado de capitais.

D

Depot
Depot é um armazém dedicado aos contêineres vazios. Nessa estrutura, os contêineres são guardados até que sejam demandados para transportar as cargas dos clientes.

Desova
A desova nada mais é do que o processo de retirada da carga dos contêineres. O processo de condicionamento das cargas nas unidades é chamado de estufagem, veja abaixo!

Diretoria Estatutária
A Diretoria Estatutária são os cargos executivos previstos no Estatuto Social e eleita pelo Conselho de Administração e, de acordo com o Estatuto Social da Santos Brasil, deve ser composto por no mínimo dois e no máximo cinco membros. Dentre as principais responsabilidades, a Diretoria executa as diretrizes do Conselho de Administração, elabora as demonstrações financeiras e prepara os projetos de expansão e modernização da Companhia. Clique aqui para conhecer e Diretoria Estatutária da Santos Brasil.

Debêntures
As debêntures são títulos negociados no mercado de capitais e emitidos por empresas para financiar seus projetos de crescimento ou aquisições.

Dividendos
Os dividendos representam a parcela do Lucro Líquido da Companhia que é distribuído aos(às) acionistas. A Lei das Sociedades por Ações determina que as empresas distribuam aos(às) seus(suas) acionistas pelo menos 25% do Lucro Líquido do exercício fiscal.

Dragagem
É o procedimento de escavação dos canais de navegação para manter ou aumentar a profundidade. Através desse processo, é garantida a segurança para a passagem das embarcações.

Dwell time
Representa o tempo médio que as cargas permanecem no terminal até serem embarcadas ou após o desembarque.

E

EBITDA
Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization. Refere-se ao lucro operacional antes do resultado financeiro, imposto de renda e contribuição social, depreciações e amortizações.

Estufagem
A estufagem é o processo de condicionamento das cargas nos contêineres. O processo de retirada das mercadorias das unidades é chamado de desova, veja acima!

F

Free float
É o percentual que representa as ações livres para negociação na bolsa de valores. Desconsidera as ações detidas por acionistas controladores(as), administradores(as) da Companhia e que estão na Tesouraria da empresa.

I

Índice de Retenção
Percentual de contêineres cheios desembarcados que permanecem na Companhia para a prestação de outros serviços logísticos (ex: armazenagem).

IPO
A sigla significa Initial Public Offering, que representa a primeira oferta de ações de uma empresa na bolsa de valores, ou seja, a abertura do capital.

L

Longo Curso
Modalidade de navegação que envolve instalações portuárias de diferentes países, ou seja, importação e exportação.

M

MHC
É a sigla para Mobile Harbour Crane, que é um guindaste móvel utilizado para as operações de embarque e desembarque de contêineres nos navios.

MPH
Significa Movimentos Por Hora, métrica que mede a eficiência da operação de um terminal enquanto o navio está atracado.

N

Novo Mercado
Segmento de listagem da B3 com os mais altos padrões de Governança Corporativa. Saiba mais em nossas Perguntas Frequentes.

NVOCC
Non-Vessel Operating Common Carrier. Empresas consolidadoras de carga que não possuem navios próprios e que compram espaço nos navios dos armadores para embarcar a carga de seus clientes.

P

Porta-contêiner
Os porta-contêineres são navios destinados ao transporte de contêineres, com características específicas que facilitam o embarque, acondicionamento e desembarque das cargas.

Portêiner (Ship-to-shore crane)
O portêiner, também chamado de STS, é um guindaste montado sobre um pórtico e é usado para as operações de embarque e desembarque de contêineres nos navios.

Porto Organizado
De acordo com a Lei dos Portos (Lei nº 12.815/2013), o Porto Organizado é definido como o conjunto de bens públicos necessários para as atividades portuárias dentro de um espaço geográfico.

R

RMG
Sigla para Rail Mounted Gantry, responsável por movimentar os contêineres nos pátios. O RMG é um equipamento sobre trilhos, o que significa que tem uma área restrita de operação.

Rating de crédito
Nota atribuída pelas Agências de Rating e que mede a capacidade da empresa de pagar suas dívidas. A Santos Brasil recebeu a nota de crédito mais alta da escala nacional (brAAA) segundo a agência S&P. Para acessar o relatório, clique aqui.

Reach Stacker
São empilhadeiras utilizadas para movimentar os contêineres na retroárea.

Contêiner Reefer
É o container refrigerado para transportar cargas perecíveis ou sensíveis à temperatura.

RTG
Sigla para Rubber Tyred Gantry, responsável por movimentar os contêineres nos pátios. O RTG é um equipamento com pneus, que pode circular sobre vias reforçadas do terminal.

S

STS
Ship-to-shore crane, equipamento de cais também conhecido como portêiner utilizado para embarcar e desembarcar contêineres dos navios através de uma estrutura de ponte levadiça projetada sobre o navio que contém uma plataforma móvel chamada spreader.

T

Tag Along
Mecanismo previsto pela Lei das Sociedades por Ações que dá garantias aos(às) acionistas minoritários(as) em casos de mudança no controle da Companhia.

Terminal Tractor
Veículo que se assemelha a um caminhão pequeno e faz o transporte da carga entre o cais e a retroárea.

TEV
Terminal de Veículos da Santos Brasil, localizado no Porto de Santos (São Paulo|SP).

TRA
Sigla para Terminal Retroportuário Alfandegado, que é uma instalação contígua ao porto alfandegado e pode fazer o manuseio de cargas importadas ou exportadas.

Transbordo
É o processo pelo qual as mercadorias chegam ao porto, realizam todo o processo aduaneiro necessário, são transferidas de um transporte para outro (do mesmo modal ou não) e seguem para outro destino. Quer saber a diferença entre cabotagem e transbordo? Acesse nossas Perguntas Frequentes.

Twenty-Foot Equivalent Unit (TEU)
Unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés.